Chamada de Trabalhos

Congresso Internacional História, Identidade e Património da(s) Polícia(s)
16 e 17 de outubro de 2019

Instituto de Ciências Policiais e de Segurança Interna

Ao longo da história, as instituições policiais têm assumido uma inquestionável relevância. Atuando em contextos e regimes variados, as transformações nos modelos e aparelhos policiais sucederam-se, designadamente no que respeita ao seu papel na sociedade e às suas formas de atuação.
Estudar a história da (s) Polícia (s), olhando para o percurso das diferentes forças policiais no tempo, para o seu património, bem como para a definição de modelos policiais e suas alterações, permite-nos uma melhor compreensão não só dos períodos históricos em causa, mas também de outras instituições e atores sociais.
O estudo da (s) Polícia (s) exige, por isso, uma análise das diferentes conjunturas políticas, sociais, económicas e institucionais onde ela opera e se cruza com as problemáticas emergentes. Em paralelo, importa compreender a sua relação com as populações e com os diferentes órgãos de Poder, assim como também com outras questões das quais é indissociável: a segurança pública, o controlo social, o crime, entre outras.
Partindo de uma perspetiva histórica, mas procurando uma abordagem colaborativa, interdisciplinar e internacional, este Congresso pretende promover o debate crítico sobre as instituições policiais em diferentes épocas históricas, bem como sobre o seu património e a evolução da sua identidade.

Assim, apela-se à participação no Congresso, através da submissão de propostas enquadradas nos seguintes eixos temáticos (sem prejuízo de virem a ser aceites propostas de comunicações dedicadas a outros temas):

  • A organização das forças policiais ao longo da história;
  • Polícia(s) e aparelhos policiais;
  • Policiamento e segurança pública;
  • Práticas policiais;
  • Criminalidade e controlo social;
  • Órgãos de poder, polícia(s) e sistemas policiais;
  • Justiça criminal;
  • Polícias coloniais;
  • Representações e narrativas sobre a atuação policial;
  • Memória, historiografia, arquivos e património policiais;
  • Estudos de cultura material sobre polícia.

A seleção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade, originalidade e diversidade dos trabalhos.
As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto máximo de 500 palavras e devem ser acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica (200 palavras), assim como a filiação institucional e contactos do autor ou autores (email e telefone).
As comunicações têm a duração máxima de 20 minutos e poderão ser apresentadas em português, castelhano, inglês e francês.
As propostas de comunicação devem ser enviadas, até 15 de setembro de 2019, para o e-mail: projeto.patrimonio.psp@gmail.com

Data:16 e 17 de outubro de 2019
Local: ISCPSI
Organização: ISCPSI e FCSH-NOVA

Prazo para submissão das propostas de comunicação: 15 de setembro de 2019.

Entrada Livre.

Anúncios